Sobjeraski, HernaniOliveira, Juliana Guimarães2017-07-132020-11-272017-07-132020-11-272017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6975RESUMO Este trabalho visa uma possibilidade de enxergar o lado prático de como o consumidor pode lidar com falsas propagandas de produtos que se dizem sustentáveis. A presente monografia tem como objetivo analisar a publicidade enganosa nas empresas verdes, como ela está inserida no Código de Defesa do Consumidor e quando ela se torna um problema. A publicidade não existe apenas para expor e divulgar um produto, mas essencialmente serve para aguçar a vontade de possuir o serviço ou o produto. O estudo também aborda a publicidade das empresas que se dizem sustentáveis e como pode exercer influência na forma de pensar e agir de cada consumidor na hora da compra. No ano de 2017, a concorrência da venda entre as marcas que se dizem verdes é muito grande e as empresas precisam criar publicidade que atraia o consumidor. Porém, por conta da preocupação em divulgar seus produtos como os melhores do mercado no comércio verde, acabam fornecendo informações que não são compatíveis com o produto. Nessa perspectiva, buscam-se respostas à seguinte questão de pesquisa: a publicidade enganosa nas empresas verdes provoca uma distorção na capacidade decisória do consumidor? A partir de então, demonstra-se que é indispensável um amparo ao consumidor em decorrência da propaganda realizada da maneira incorreta e se existe ou não uma forma da lei punir tais práticas; já que não pode o consumidor ser a parte mais lesada da relação de consumo, pois, já que o mesmo acaba sendo o induzido ao erro no seu processo decisório de obtenção de um serviço ou produto que não corresponda ao desejo, nem ao menos suas expectativas. Palavras-chave: Propaganda Enganosa. Empresas Verdes. Código de Defesa do Consumidor. 58 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilPropaganda enganosaEmpresas verdesCódigo de Defesa do ConsumidorGreenWashing: a publicidade enganosa nas empresas verdesMonografia