ALVES, Fabíola Fernanda do PatrocínioQUEIROZ, Luciana RodriguesSANTOS, Luiza DorletoSAUSMIKAT, Amália2024-03-212024-03-212023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41834Este artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi discutir a importância do diagnóstico precoce de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais suas implicações em todo o processo do desenvolvimento de crianças autistas, considerando que, nos últimos anos, o tem tido um aumento significativo de diagnósticos deste transtorno. O TEA é uma síndrome relacionada ao neurodesenvolvimento, que se caracteriza por importantes e persistentes déficits de comunicação, interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, com grande variação no grau de intensidade e que estão presentes ainda no início da infância. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica. As principais discussões sugerem que, apesar do diagnóstico possuir um papel fundamental no curso do desenvolvimento da criança autista, um bom prognóstico depende de outros fatores, tais como a aceitação do diagnóstico, o início das intervenções multiprofissionais e a expertise dos profissionais envolvidos.27ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilautismoTEAtranstorno do espectro autistadiagnóstico precocedesenvolvimento infantilA importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento de crianças autistasThe importance of early diagnosis for the development of autistic childrenArtigo Científico