Monteleone, Thiago ViniciusSouza, Ana LuizaFlores, Maria Victoria2021-12-162021-12-162021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19719O transtorno do espectro autista (TEA) é considerado como um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficits sociocomunicativos e comportamentos restritos ou estereotipados. Decorrente a esses déficits, indivíduos com autismo apresentam dificuldades em relação a sua sexualidade. O objetivo do presente estudo foi analisar a produção científica acerca da sexualidade de pessoas com TEA, a fim de identificar como a educação sexual pode auxiliar na desmistificação acerca dos aspectos da sexualidade de pessoas com TEA. Para tal, foi realizada uma revisão integrativa da literatura pela qual identificaram-se 5 estudos que foram analisados segundo os objetivos propostos. Sendo que como limitadores temporais foi definido artigos a partir de 2010. Os artigos apresentados demonstram a importância de uma educação sexual, efetiva, inclusiva e emancipatória a qual possibilite a população com TEA a vivência de uma sexualidade saudável, bem como desmistifique estigmas e tabus produzidos por regras e padrões sociais transmitidos pela cultura. Conclui-se que, a sexualidade de pessoas com TEA é costumeiramente ignorada e marginalizada, sendo vista como inadequada, tendo como principal via de conhecimento e garantia de direitos a educação sexual por meio do preparo de familiares, cuidadores e educadores, de processos terapêuticos como o treino para aquisição de habilidades, além da produção de mais pesquisas acerca do tema.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoSexualidadeEducação SexualRevisão integrativa sobre transtorno do espectro autista e sexualidade.Artigo Científico