CASTRO, Silvana Laynes deSILVA, Omara Therézio da2021-07-082021-07-082020-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14116De uma maneira geral, é entendido pela população que a arquitetura tem influência no bem-estar e na saúde de um indivíduo, porém, para a maioria das pessoas tal entendimento ainda é superficial. A partir desta premissa, este trabalho busca explanar o assunto, direcionando-o para a arquitetura escolar. A pesquisa estuda os estágios de desenvolvimento de uma criança, os conceitos da neuroarquitetura, do Método Montessori e da ludicidade e como podem, efetivamente, serem aplicados na proposta de um projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil. No estudo da neuroarquitetura, a pesquisa é dividida em alguns quesitos, como a biofilia, iluminação natural, estudo das cores e sua influência no aprendizado, etc. De maneira a complementar a pesquisa e direciona-la para o posterior desenvolvimento da proposta do projeto arquitetônico, foi apontado o terreno a ser utilizado para a implantação da Escola, um programa de necessidades e organograma que orientam e respaldam o início de todo processo de criação. Por fim, foi possível trazer o entendimento de que os conceitos da neuroarquitetura complementam e afirmam de maneira satisfatória os conceitos do Método Montessori e da ludicidade e, a partir de tal entendimento, a autora pôde trazer as diretrizes projetuais que serão aplicadas na etapa desenvolvimento de projeto arquitetônico de uma Escola de Ensino Infantil.73ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilNeuroarquiteturaArquitetura lúdicaArquitetura escolarProjeto arquitetônicoEscola de ensino infantilProposta de projeto para escola de ensino infantil sob o enfoque da neuroarquiteturaProject for kindergarten schools under the focus of neuroarchitectureMonografia