Roecker, RejaneMarcelino, Renato Aurino2020-10-072020-11-292020-10-072020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8707O presente trabalho tem como objetivo geral modelar o processo de montagem de um telefone sem fio, utilizando o Business Process Management and Notation (BPMN), e também buscar melhorias através da metodologia do kaizen. Com este propósito, foi utilizado a pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para fazer a coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, além da participação do evento kaizen e reuniões. Para realizar a fundamentação teórica foi utilizado a definição de processo, o por que a gestão de processos é importante, mapeamento de processos, os benefícios de mapear os processos, ferramenta kaizen, gestão da qualidade no processo produtivo e o Business Process Management and Notation BPMN. O levantamento de dados, apresenta a modelagem do processo atual, mostrando que apesar do estudo ser de um processo de um telefone já antigo da empresa, ainda se consegue buscar bastante melhorias de processo. Com a modelagem do processo atual de montagem deste telefone, foi possível propor melhorias dos pontos críticos encontrados, a fim de reduzir o custo do produto acabado. As principais melhorias encontradas foram a criação das novas embalagens individuais desta linha de produtos e também tornar obsoleto o processo de teste de baterias, que era visto pela empresa com desnecessário neste momento.53 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilModelagem de processoKaizenBPMNModelagem do processo produtivo de um telefone sem fio visando melhorias que aumentem a produtividadeMonografia