Vieira de Campos, Antonio CarlosBattisti, Fagner Caetano2021-11-182021-11-182021-11-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17648Este trabalho de conclusão de curso pretende compreender o impacto da fadiga na tripulação de cabine, sua relação com acidentes e incidentes aeronáuticos e métodos de gerenciá-lo. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, por livros, artigos e documentos oficiais. A abordagem utilizada foi qualitativa e quantitativa. A análise dos dados foi realizada por meio de informações obtidas durante a pesquisa documental. O estudo demonstrou que a fadiga resulta em um gerenciamento deficiente da segurança de voo, uma vez que as capacidades técnicas, físicas e principalmente psicológicas da tripulação de voo, quando fadigadas, podem eventualmente resultar em atitudes ou julgamentos errados na pilotagem, afetando a consciências situacional e o nível de atenção, colocando a segurança de voo em risco. Metodologia utilizada se baseou em artigos científicos, livros, websites e documentos oficiais de órgão nacionais e internacional da aviação civil, como ANAC, CENIPA e ICAO. O trabalho apresentou as consequências da fadiga no voo, assim como seus resultados negativos para a saúde da tripulação de voo em especial, o que comprova o fator humano como um fator de extrema relevância no cenário de acidentes aeronáuticos, atuando como fator contribuinte31ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAviaçãoFadigaSegurança de vooGerenciamento de fadigaProblemas da fadiga relacionados a segurança operacionalMonografia