PERETI, Leonardo ZanelliPEDRO, Fellype RibeiroAMORIM, Pedro Henrique Sassaki de2023-12-132023-12-132023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38028Neste presente trabalho buscou-se compreender e refletir acerca da importância do estabelecimento de vínculo entre educador e educando no processo ensino-aprendizado e o seu diálogo com a Psicanálise. Procurou-se investigar como a Psicanálise entra nas relações pedagógicas, visto que existe um embate entre as duas áreas sobre um ideal educativo, a fim de contribuir para estes processos. Trata-se de um estudo teórico baseado nos saberes do patrono da educação brasileira, Paulo Freire e os conhecimentos psicanalíticos de Sigmund Freud e Jacques Lacan dando enfoque à relação transferencial, essencial no processo de ensinar e as noções de “sujeito-suposto-saber”. Ressalta-se que a Psicanálise de modo algum equivale a ser contra a pedagogia, entendendo notoriamente o papel do professor, os seus deveres e responsabilidades, sendo o responsável por estimular a construção de um espaço de aprendizagem saudável. Este sujeito formador e provocador deverá promover oportunidades de aprendizagem aos estudantes para que estes constituam posteriormente seus papéis na sociedade.13ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpsicanálisevínculo afetivoafetividadeaprendizagemA importância do vínculo afetivo para a aprendizagem e sua relação com a psicanáliseThe importance of the emotional bond for learning and its relationship with psychoanalysisMonografia