Santos, Lucirino FernandesSantos, Emily Alexandra do Nascimento2023-08-032023-08-032023-05-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36251O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção cognitiva que não é caracterizado como deficiência. O déficit pode ser diagnosticado desde a infância, logo, o indivíduo convive com a angústia diante de sua condição humana, que gera entraves à igualdade de oportunidade, afetando desenvolvimento profissional e social quando não é realizado o tratamento adequado. Questiona-se: - seria possível incluir o TDAH na tipicidade conceitual de deficiência? como seria possível a inclusão laboral desses sujeitos como política pública? O objetivo é investigar como pode ser alcançada a inserção profissional dessas pessoas, bem como a integração em políticas públicas. Além disso, a ausência de planejamento corporativo estratégico empresarial, aliada a necessidade de preenchimento do vácuo legislativo, pode comprometer a melhoria de vida desses indivíduos, tanto profissional quanto socialmente. Adota-se uma pesquisa bibliográfica. Como resultado, compreende-se que o reconhecimento do TDAH viabiliza inclusão, notadamente no campo do trabalho, como já ocorre com outros sujeitos caracterizados como pessoas com deficiência.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPessoa com deficiênciaTranstorno do déficit de atençãoInclusãoInclusão das pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade no ambiente laboralInclusion of people with attention deficit disorder with hyperactivity in the work environmentArtigo Científico