Schütz, Elinai dos Santos FreitasMüller, Glauceli2016-11-302020-12-092016-11-302020-12-092013https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12863Este estudo teve como objetivo analisar o nível de desempenho das habilidades motoras das crianças, de seis anos de idade, do município de São Pedro de Alcântara/SC. A pesquisa caracterizou-se como pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva e empírica do tipo descritiva. Participaram 17 crianças de seis anos de idade, sendo 10 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, residentes no município de São Pedro de Alcântara/SC. O instrumento utilizado para analisar o desempenho das habilidades motoras foi o TGMD-2 - Test of Gross Motor Development, de Dale Urich (2000). Os resultados apontaram para o desempenho motor das crianças dentro da média para a idade. Quando comparados as habilidades verificou-se algumas diferenças. Na habilidade de locomoção, o salto de um pé só foi a habilidade que obteve o escore mais elevado, e a passada foi a habilidade de locomoção com o escore mais baixo. Já na habilidade de controle de objeto o melhor resultado foi obtido na habilidade rebater uma bola parada e o que obteve o escore menos elevado foi o arremesso por cima do ombro. Sendo assim, as crianças investigadas apresentaram nível de desempenho das habilidades motoras na média, sendo esse resultado abaixo do esperado e descrito pela literatura em que buscava-se crianças proficientes, com classificação acima da média ou superior, nas habilidades motoras básicas já no final da segunda infância. Sugerem-se novas pesquisas que possam investigar a qualidade da prática motora oferecida às crianças, para saber de que forma elas recebem estímulos ou orientações por parte dos pais e professores. Pois este fator é importante no desempenho motor das criançaspt-BRAcesso AbertoAptidão física em criançasCapacidade motora nas criançasEducação físicaDesempenho das habilidades motoras das crianças, de seis anos de idade, do município de São Pedro de Alcântara/SCMonografia