Carvalho, Dalmo Gomes deRafael, Thayná FernandesSouza, Bianca Maria Inês2018-12-122020-11-292018-12-122020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9182Esta pesquisa ressalta a importância do uso de métodos diferenciados de ensino-aprendizagem, contribuindo para melhorar o interesse do aluno em sala de aula pela disciplina de matemática, com a utilização das TIC’s, especialmente do software Excel. A fundamentação teórica da pesquisa foi efetivada por meio de livros e artigos publicados. Por meio do software Excel comprovou-se que são possíveis as resoluções dos problemas propostos através das funções oferecidas pelo software. Neste trabalho apresentaram-se possibilidades de se trabalhar com a matemática financeira no 3º ano do ensino médio de forma informatizada e sem deixar de cumprir o plano de ensino da disciplina, utilizando a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Embora, alguns professores tenham dificuldades no processo de mudança, espera-se que as atividades desenvolvidas, estimule o aprendizado do aluno, como também facilite a metodologia de ensino do professor, pois as tecnologias tornam-se grandes aliadas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando crescimento pessoal e profissional do professor e consequentemente, tornando os alunos mais críticos para alcançarem melhores desempenhos e adquirirem maior interesse pelas aulas de Matemática.56 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMatemática financeiraSoftware excelEnsino-aprendizagemInformática na matemática: o uso do excel no ensino-aprendizagem da matemática financeira do 3ºano do ensino médioMonografia