Niehuns, SidenirColleto, Rodrigo José2019-11-262020-12-022019-11-262020-12-022019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11713Este estudo tem como objetivo analisar a ampliação da linha de produtos cerâmicos da empresa Pisoforte Revestimentos Cerâmicos Ltda., sendo inicialmente descrito o negócio, elaborado o plano estratégico, que realizará a análise do macroambiente e do setor, descrição do ambiente interno, análise SWOT, definição dos objetivos estratégicos e do posicionamento estratégico. Em seguida, o plano de marketing apresentará os produtos e/ou serviços da Pisoforte Revestimentos Cerâmicos, perfil do mercado consumidor, fornecedores, análise da concorrência, segmentação do mercado, objetivos de marketing, elaboração das estratégias de marketing e do plano de ações de marketing. Após o plano de marketing, foi definido o plano de operações, que apresentou o tamanho e capacidade instalada, tecnologia e operação e a localização da empresa. O plano financeiro abordou o investimento inicial para ampliação da linha de produtos cerâmicos, as formas de financiamento, receitas, custos, projeção do fluxo de caixa e projeção do demonstrativo de resultados do exercício (DRE). Por fim, foi realizada uma avaliação do plano de negócios com a avaliação econômica, que definiu o ponto de equilíbrio, taxa de lucratividade, taxa de retorno do investimento, prazo de retorno do investimento (payback), taxa interna de retorno, valor presente líquido, análise de sensibilidade e avaliação. Atualmente, a empresa produz a cerâmica ‘via seca’, e a proposta seria a fabricação de porcelanatos ‘via úmida’, buscando ampliar o mix de produtos da empresa e seu Market share.79 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInvestimentoPlano de negóciosViabilidadeAmpliação do processo de fabricação na empresa Pisoforte revestimentos cerâmicosPlano de Negócio