Darós, Leandro LuisAlmeida, Joyce Beatriz2019-08-262020-11-262019-08-262020-11-262019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4059Este artigo trata dos processos necessários à implantação do sistema de custos nos municípios. O objetivo é identificar e apresentar os custos da educação no município de Caeté no ano 2017 por meio de análise, apuração e demonstração dos custos da Secretaria de Educação e comparar sua efetividade ao resultado do IDED – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão na literatura sobre custos no setor público, portanto a pesquisa é considerada bibliográfica e aplicada. Os dados foram obtidos por meio do balancete da despesa da Secretaria de Educação no ano 2017. O resultado de-monstra que o custo da educação supera em mais de 90% os investimentos e que mesmo desta forma, ou seja, fornecendo apenas as necessidades básicas para a educação no município foi alcançado um IDEB satisfatório que avalia positivamente a educação no município no referido ano.19 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSistemas de custosSetor públicoEducaçãoCustosInvestimentosDesafios e requisitos necessários à implantação de sistema de custos nos muncípios: um estudo aplicado ao município de Caeté/ MGArtigo Científico