Cardoso, Jorge Alexandre NogaredMoraes, Daniela de Almeida Bittencourt2021-11-262021-11-262021-11-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17724O ensino híbrido já se apresentava como tendência para a educação no século XXI, mas sua adoção foi intensificada no contexto da pandemia de COVID-19. Partindo da investigação acerca do impacto deste processo sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, buscou-se mapear estudos que relacionam ensino híbrido e educação inclusiva. Posteriormente, foram selecionados os estudos de caso em instituições de ensino para que, em seguida, as técnicas relatadas fossem analisadas. Ainda que a escassez de estudos obstaculize conclusões sobre a eficácia das metodologias adotadas, há indícios de que o assunto tem sido pouco explorado. Embora haja preocupação com a inclusão digital, deve-se garantir, também, a acessibilidade, sob o risco de comprometermos todo o processo de inclusão.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilensino híbridoeducação inclusivaacessibilidadeO ensino híbrido na perspectiva da educação inclusivaArtigo Científico