MONTIEL, José MariaGAMBA, Neemias Manoel Teck de2024-01-082024-01-082023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39709A aprendizagem motora implícita promove habilidades motoras assim como a explícita, porém a primeira diminui a probabilidade de haver uma queda na performance durante uma competição, onde a pressão é maior que a dos treinos. Esta hipótese foi testada através de uma revisão integrativa em que foram achados 3170 artigos, sendo que, aplicados os critérios de exclusão, foram selecionados 6. Após o recolhimento de dados e análise foi observado que os grupos implícitos tiveram menor queda na performance, apresentaram menos conhecimento declarativo sobre as tarefas e executaram os movimentos com mais naturalidade que os grupos explícitos. Uma grande limitação deste estudo foi o número pequeno de artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os achados apontaram que a estimulação da aprendizagem motora implícita pode proporcionar um melhor desempenho para atletas de diversas modalidades; entretanto, é necessário que se façam mais estudos para que se reafirmem as considerações apresentadas.30ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAprendizagem MotoraAprendizagem Motora ImplícitaPsicologia do EsportePerformance sob PressãoEfeito da aprendizagem motora implícita em atletas amadores: uma revisão integrativaThe effect of implicit motor learning in amateur athletes: an integrative reviewArtigo Científico