Schlickmann, Maria Sirlene PereiraPaz, Liandra Camila2022-11-112022-11-112021-07-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26332Este artigo tem a intenção de compreender a maneira como o método Montessori é desenvolvido ao longo do ensino infantil na casa Escola Montessori Ninho do Saber, do município de Imbituba-SC. Sendo assim, esta pesquisa busca identificar, por meio de entrevista com profissionais da escola, quais metodologias são utilizadas para incentivar crianças para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. A pesquisa justifica-se pela importância de conhecermos novas formas deste método de ensino diferente do tradicional que conhecemos. A escola escolhida para a presente pesquisa foi aberta no ano de 2016, evidenciando um novo método de ensino para a cidade focando no desenvolvimento da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Para responder as indagações, realizamos uma pesquisa exploratória por meio de investigação bibliográfica e de campo. O sujeito da pesquisa foi a diretora da escola que é especializada no ensino Montessori. Foi elaborado um instrumento de pesquisa (questionário), montado pela acadêmica do curso de Pedagogia, com foco nas características da unidade escolar e a metodologia utilizada. De posse dos dados, eles foram analisados à luz do referencial teórico utilizado, cujos principais autores foram: Maria Montessori (1988, 2003, 2004, 2019); Rohrs H, (2012). Os dados apontam que, por meio da metodologia Montessori utilizada pelas profissionais na escola em Imbituba, as crianças são protagonistas em todo o processo escolar, cujas atividades preparam as crianças para a vida. O ensino-aprendizagem é pensado de modo a propor essas atividades que promovam a autonomia das crianças, com foco na construção de conhecimentos, atitudes e valores. Dessa forma, o papel do professor é ampliar os conhecimentos da criança, de modo que a aprendizagem por meio dessa metodologia tenha significado, que ela consiga usar esses conhecimentos fora do ambiente da sala de aula para se comunicar, expressar e interagir com as demais, levando todas essas informações que foram alcançadas durante o percurso escolar para o mundo todo.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMétodoCriançaMontessoriAnálise da Metodologia Montessori em uma Escola ImbitubenseArtigo Científico