Matos, PhilipeSantos, João2021-07-132021-07-132021-06-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14485Este estudo traz como ideia central, verificar as possibilidades de inclusão e interação social através do futebol dentro de uma realidade específica das escolinhas de futebol existentes em Tubarão, Estado de Santa Catarina. Para tanto, o método adotado se caracteriza como sendo de pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa, tendo seu percurso feito através de entrevista com os proprietários das escolinhas e através de uma revisão da literatura, onde se busca fazer um resgate histórico e cultural do futebol brasileiro, apontar suas fases e transformações, seu entendimento como esporte coletivo promotor de ações cooperativas e competitivas. O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia local e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades. A proposta deste trabalho de conclusão de curso é mostrar os possíveis caminhos para se fazer a inclusão social através do futebol.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFutebolEscolinhas de futebol e inclusão socialO futebol como ferramenta para a integração e inclusão social na cidade de TubarãoSoccer as a tool for social integration and inclusion in the city of TubarãoArtigo Científico