Moreira, Helena MargaridoSilva, Anna Beatriz Rodrigues daPacheco, Guilherme PimentelAnjos, Heloísa Lucas dosNascimento, João Pedro doKawamura, Milene Miuki2022-12-062022-12-062022-12-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27386Este artigo busca compreender como a indústria audiovisual sul-coreana foi utilizada como um instrumento de soft power na intenção de modificar a imagem do país no cenário internacional. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico sul-coreano, bem como a adoção de políticas voltadas à promoção da cultura, que nas últimas décadas culminou em um fenômeno chamado Hallyu, ou Onda Coreana. Para esta análise, explicamos seu surgimento e seus impactos, e como o Estado sul-coreano desenvolveu políticas de investimentos específicas na área cultural, transformando-as numa ferramenta de soft power. Como metodologia, utilizamos de pesquisas bibliográficas, contando com teses, dissertações, artigos, livros, jornais, sites da internet e relatórios divulgados por instituições de caráter cultural sul-coreanas. Com base nos dados analisados, pode-se verificar que com o incentivo estatal em políticas culturais, baseando-se na exportação desses produtos culturais, a Coreia do Sul conseguiu transformar sua imagem no cenário internacional, de um país pobre para um país referência em tecnologia e produção cultural.This article seeks to understand how the South Korean audiovisual industry was used as a soft power instrument with the intention of changing the country's image on the international scene. Thus, this research aims to analyze the South Korean historical process, as well as the adoption of policies directed at promoting culture, which in recent decades culminated in a phenomenon called Hallyu, or Korean Wave. For this analysis, we explain its appearance and impacts, and how the South Korean State developed specific investment policies in the cultural area, transforming them into a soft power tool. As a methodology, we used bibliographic research, with theses, dissertations, articles, books, newspapers, internet sites, and reports published by South Korean cultural institutions. Based on the analyzed data, it can be verified that with the state incentive in cultural policies, based on the export of these cultural products, South Korea managed to transform its image on the international scene, from a poor country to a reference country in technology and cultural production.45 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCoreia do SulSoft PowerHallyuDiplomacia CulturalAudiovisualA indústria audiovisual sul-coreana como instrumento de soft powerArtigo Científico