Souto, Álvaro José dePeres, Camila de Oliveira2018-07-252020-12-022018-07-252020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11792Os consórcios de exportação começaram a ganhar destaque no Brasil após os casos de sucesso na Itália, contudo por se tratarem de culturas e legislações diferentes entre os países, é necessário reformular a estratégia utilizada dentro desta modalidade. Através de todo conteúdo que estará exibido, é possível notar que nem todas as empresas são capazes de trabalhar no mercado externo, é necessário pensamentos e atitudes específicos. Estes serão demonstrados no decorrer do estudo. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo mostrar quais são as estratégias utilizadas através de três casos de sucesso nacional. Será apresentado as principais vantagens ao se ingressar nesse processo de internacionalização, assim como os obstáculos e dificuldades enfrentados. Será indicado a forma que estas empresas utilizaram para começar a internacionalização, explanado também o conceito de consórcio de exportação. Além de esclarecido os órgãos que auxiliam e oferecem suporte as pequenas e médias empresas que desejam iniciar a sua internacionalização. Finalizando desta forma com as cinco principais estratégias observadas e suas respectivas descrições.21 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilEstratégiaExportaçãoConsórcioInternacionalização de pequenas e médias empresas: estratégias utilizadas dentro de um consórcio de exportaçãoArtigo Científico