CONTI, Maria AparecidaSOARES, Bruno CoelhoSALATINI, Manuela2024-07-152024-07-152024-05https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44872Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento infantojuvenil numa perspectiva fenomenológica existencial, com foco na Gestalt-terapia, valendo-se da análise do filme a Red: Crescer é uma fera, animação que traz uma pré-adolescente que passa pela puberdade, representada por sua transformação no animal Panda, que aparece toda vez que ela não sabe lidar com uma emoção. No filme, ela precisa aprender a lidar com suas questões para entender sua verdadeira identidade e se colocar no mundo. Buscou-se a partir do método documental e pela análise fenomenológica das vivências da protagonista do filme por meio da análise de seis cenas que foram relacionadas com os conceitos da Gestalt-terapia: a) a nova identidade da protagonista Mei e a surpresa com o aparecimento do Panda; b) Seus relacionamentos de amizade e como estas dinâmicas regulam emocionalmente seu contato com o meio; c) Os padrões comportamentais de sua família e como eles limitam a criatividade da protagonista; d) O ajustamento criativo da personagem principal em meio a situações desafiadoras; e) Integração dos fragmentos da personalidade da protagonista e construção de seu self ; f) O momento final em que a personagem se torna consciente de sua própria identidade e de como quer se colocar no mundo. Considera-se que o trabalho conseguiu demonstrar, em consonância com a literatura e outras fontes consultadas, que o desenvolvimento infantojuvenil se dá de forma singular e não determinada.46ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilfenomenologiadesenvolvimento infantojuvenilgestalt-terapiaDesenvolvimento infantojuvenil pela ótica do filme Red: crescer é uma fera.Monografia