GONTIJO, TarcísioSOUZA, Raiane Taisa de2024-03-252024-03-252023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41896A música é uma arte que possibilita o desenvolvimento do indivíduo em todas as áreas do conhecimento. Estudos científicos comprovam sua eficácia no tratamento de doenças, principalmente relacionadas a doenças neurais. A música está presente na vida de todos os indivíduos e quando inserida no âmbito escolar, assim como outras artes, contribui para o desenvolvimento de partes do cérebro humano que impactam diretamente no seu círculo social e o modo de viver, ver e pensar. Com o estudo do processo de desenvolvimento das escolas públicas no mundo e no Brasil, pode-se entender o porquê dos edifícios educacionais serem como são hoje, quais as circunstâncias contribuíram para sua volumetria e setorização, quais pensamentos filosóficos e teorias da arquitetura e pedagogia entrelaçaram na sua história. Dessa forma, a presente pesquisa traz em pauta a discussão das desigualdades enfrentadas entre ensino público e privado, entre bairros nobres e populares que carecem da atenção do poder público para melhorias no espaço e na qualidade de vida dos seus moradores. Além da criação de um centro para a oferta de atividades complementares através da música como meio de transformação social, dando visibilidade para as crianças e adolescentes das comunidades carentes de Belo Horizonte.98ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilmúsica e arquiteturaespaços escolaresatividades complementares de ensinomúsica e indivíduoCentro de ensino de música do bairro Novo Aarão ReisMonografia