Benedet, JucemarPoeta Neto, Heber Lebarbenchon2016-11-302020-12-092016-11-302020-12-092013https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12895O objetivo deste estudo foi investigar o estilo de vida de acadêmicos iniciantes e concluintes do curso de Educação Física da UNISUL, campus Pedra Branca, localizado no município da Palhoça, na grande Florianópolis. Trata-se de um estudo transversal com a participação de 83 estudantes (63,9% do sexo masculino e 36,1% do sexo feminino) e idade média de 24,3±4,8 (17,0-35,0) anos. Em relação à amostra, 44 (53,0%) eram alunos iniciantes (1ª e 2ª fase) e 39 (47,0%) eram alunos concluintes (7ª e 8ª fase). Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário "Estilo de Vida Fantástico", e para a análise dos dados estatística descritiva (frequência simples/relativa, média, mediana, desvio padrão), estimando-se razões de prevalência e intervalos de confiança de 95%. Os resultados indicaram que, comparando iniciantes e concluintes, não foram identificadas diferenças estatisticamente significantes entre os comportamentos avaliados. Alunos concluintes relataram em maior proporção que iniciantes os seguintes comportamentos: raramente adotar uma dieta balanceada; percepção do peso acima do considerado normal e comportamentos que expressam pressa. Conclui-se que comportamentos relativos ao estilo de vida são similares entre iniciantes e concluintes. Adicionalmente, alunos concluintes parecem estar mais expostos a um acúmulo de tarefas que pode aumentar a exposição a comportamentos não saudáveis. Sugere-se a implantação de programas por parte das universidades a fim de promover a saúde no contexto universitáriopt-BRAcesso AbertoEducação física - EstudantesEstilo de vida - EstudantesEstilo de vida em acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física da UNISULMonografia