Júnior, Máriode Sousa, Vinícius2021-12-212021-12-212021-12-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20501O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a construção narrativa familiar entre Donald e seus sobrinhos em meio a situações de conflito e concordância através da semiótica narrativa. Para que tal objetivo seja alcançado, foram selecionados autores especializados para a contextualização teórica e metodológica acerca do tema apresentado. Os quadrinhos estão ou já estiveram presentes na vida de muitas pessoas, servindo inclusive como uma maneira de inicialização à leitura, porém, de maneira sintetizada, foram selecionados para a análise, um total de quatro quadrinhos do Pato Donald, dentro de um recorte temporal de trinta anos. O corpus da análise é composto por histórias em quadrinhos coletadas em estantes virtuais. O método escolhido para realizar a análise do objeto é a semiótica narrativa, que, segundo Barros (2005), o precursor desta semiótica é Algirdas Julius Greimas e sua principal preocupação é explicar as condições da apreensão e da produção de sentido, fundamentando-se em três níveis importantes para a análise: nível fundamental; nível narrativo; e nível discursivo. Os principais resultados mostram que a relação familiar entre Donald e seus sobrinhos é composta por eixos semânticos opostos, pois, o enunciador nos apresenta Donald com um caráter bravo e grosseiro, enquanto os sobrinhos com caráter alegre e divertido, é através desse abismo semântico que a relação se constrói e assim, consequentemente, a história.33ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilHistória em QuadrinhosSemiótica narrativaPato DonaldDisneyA construção narrativa familiar nos quadrinhos Pato DonaldArtigo Científico