Sandrini, Nádia Maria SoaresRosa, Larissa Werncke da2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10057Resumo: Este artigo aborda a importância da aplicação das habilidades socioemocionais pelo professor no processo de desenvolvimento integral da criança. Apresenta uma pesquisa realizada em um CEI da rede pública de Tubarão. Vale-se do método de abordagem dialético, sendo um estudo de caso, com pesquisa exploratória e qualitativa. Foram feitas 16 horas de observações em uma turma de crianças com 4 anos de idade e se entregou questionários às famílias e professor. As questões de pesquisa buscaram refletir sobre a presença ou ausência das habilidades socioemocionais e sua importância para o desenvolvimento da criança de educação infantil. Objetivou-se identificar, teoricamente, quais habilidades socioemocionais competem ao professor de educação infantil e relacioná-las as observadas no cotidiano da instituição. Ao mesmo tempo, ouviu-se as famílias e professor da turma sobre a relação entre as habilidades e/ ou suas ausências como possíveis causas para a adaptação da criança no CEI. Identificou-se que inúmeras habilidades socioemocionais competem ao professor e são relevantes para o desenvolvimento integral da criança, entre essas, empatia, afeto, encorajamento, respeito, diálogo, busca por entendê-la fora do ambiente escolar, abaixar e olhar nos olhos para conversar com ela. Constatou-se um desencontro entre a teoria e a prática vivenciada na turma observada. Os pais estão satisfeitos, porém não se verificou na relação do professor com as crianças, situações em que estivessem demonstradas essas habilidades.33 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilHabilidades socioemocionaisRelação professor - criançaDesenvolvimento integralHabilidades socioemocionais do professor: reflexões a partir de observações em um centro de educação infantil da rede pública de Tubarão - SCArtigo Científico