Ramos, Tiago de MeloSantos, Sibele Pereira dos2021-08-092021-08-092021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17219Os jogos e brincadeiras, uma temática de ensino proposta na BNCC, auxiliam no ensino e aprendizagem. São uma ponte para socialização e interação dos alunos, fatores importantes para a formação dos indivíduos. Logo, uma ferramenta importante para desmistificação da separação por sexo dos alunos nas Educação Física, pois a separação, nas aulas, só favorece a discriminação e o preconceito dentro da sociedade, contribuindo para a formação de indivíduos preconceituosos que não respeitam as diferenças. É claro que esses modelos de aulas são resquícios da Educação Física e seus períodos históricos. Por cerca de 25 anos, de acordo com decreto de número de 69.450, esses modelos de aulas eram defendidos, porém, com PCNS e LBD foram sugeridas a ocorrências de aulas mistas, mas a divisão foi tão enraizada que mesmo não sendo mais obrigatório, continuou com aulas separadas indiretamente, com a exclusão dos menos habilidosos, mulheres ou separação definitiva dos alunos por sexo. Contudo, os modelos de aulas, assim, só potencializam a desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física em relação à vivência nas atividades e, além do mais, já estão ultrapassados.62 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação Física Escolar Brincadeiras e Jogos Sexo e GêneroJOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma ferramenta pedagógica para desmitificar a separação por sexo nas aulas contribuindo para o desenvolvimento do EducandoMonografia