Piva, Solange ZanattaFrancisco, Mirelle João2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10439O objetivo desta pesquisa é identificar a representação social do ingresso em universidades públicas e privadas por alunos de ensino médio de uma escola pública de Laguna/ SC. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, classificada como pesquisa de campo de levantamento. Os dados foram coletados através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 43 estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de Laguna, dos períodos matutino e vespertino com idades entre 14 e 18 anos. Os dados da questão 4 foram submetidos ao software Iramuteq para análise quantitativa, os demais dados foram tabulados em relação a frequência das respostas e calculados os respectivos percentuais e exibidos através de tabelas e gráficos feitos manualmente. A análise dos resultados indica uma imagem das pessoas que frequentam a universidade como sendo estudiosas, em busca de um futuro melhor. Concluiu-se com esta pesquisa que a representação social dos estudantes participantes quanto ao ingresso em universidades é de que, com muito estudo e aprendizado, é possível atingir seus objetivos, pensando em um futuro, conquistando uma profissão, conseguindo um emprego e sendo alguém na vida. As conversas informais construídas no dia-a-dia desses estudantes foram cruciais para elaboração dessa representação.26 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilRepresentação SocialAdolescentesUniversidadesRepresentação social do ingresso em universidades públicas e privadas por alunos de ensino médio de uma escola pública de Laguna/SCArtigo Científico