Sarilho, CláudioChagas, HellenGodoy, Beatriz2021-12-162021-12-162021-11-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19692O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica, descrita detalhadamente pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais) (2014). O TEA é descrito por alterações na habilidade social e comunicação/linguagem, recebendo um tratamento diante da perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), sendo utilizada para avaliar e tratar o indivíduo com TEA. O comportamento autolesivo, ou SIB (do inglês, self-injurious behaviors), é constituído por uma série de ações comportamentais diretas e deliberadas de autolesão que acabam gerando prejuízo físico e psicológico ao próprio indivíduo, podendo ser considerado um problema crônico. O presente estudo objetivou identificar e analisar os métodos utilizados para identificação e prevenção do comportamento autolesivo em indivíduos com TEA. Especificamente, objetivou constar se houve aumento ou diminuição das pesquisas que abordam o presente tema. Foi utilizada a análise descritiva como uma técnica de investigação, para analisar e interpretar as informações encontradas nos estudos. De acordo com os resultados obtidos referentes a pesquisa, nota-se que houve uma diminuição de pesquisas relacionadas a intervenções aplicadas em SIB com o intuito de cessar o comportamento, dentre os anos de 1994 a 2020. As pesquisas foram realizadas predominantemente nos Estados Unidos da América (EUA), sendo apenas uma feita no Brasil.34ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutolesivoSIBtranstorno do desenvolvimentoautismoTEAdesenvolvimento atípiconeurodiversidadeautoagressãoComportamento autolesivo e o Transtorno do Espectro Autista: revisão de avaliações aplicadas para identificar e prever o comportamento autolesivoArtigo Científico