Goulart, Mariléia MendesBorges, Maria Eduarda Mattos2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10037O presente estudo investigou a atuação docente no contexto da escola pública, a partir de opiniões dos próprios professores. Procuramos identificar o nível de satisfação dos docentes em relação à sua atuação na profissão, listar possíveis obstáculos que podem prejudicar o desenvolvimento do trabalho do professor e pontuar inferências dos docentes sobre o seu processo de formação continuada. Para tanto, utilizamos o método de pesquisa misto, de forma a contemplar aspectos quantitativos e qualitativos dos fenômenos investigados. Participaram deste estudo 86 professores da rede Estadual de Ensino, que responderam a um questionário formado por questões abertas e fechadas sobre as percepções de professores sobre o cotidiano de sua profissão em escolas na região de Tubarão - SC. Os dados coletados foram representados graficamente e análises realizadas à luz de autores que estudam a docência. De acordo com os resultados obtidos, as dificuldades encontradas no exercício docente foram insatisfação com a política pública que reflete na sua carreira. Estes resultados ajudam a pensar que a profissão docente necessita de formação continuada para obter êxito em sua função, habilidades e em suas competências, as quais são exigidas durante a vida acadêmica e profissional.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDocênciaValorizaçãoFormação continuadaPercepções de professores de escolas públicas da região de Tubarão/SC sobre a profissão docenteArtigo Científico