Piva, AdrianaViana, Thais LorraineAlmeida, Elizabeth Cristina Ramos da SilvaFerreira, Paula AlvesSantos, Luísa Lisboa de Camargo2021-07-132021-07-132021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14388O objetivo fundamental desta pesquisa foi compreender com maior profundidade as contribuições do sociointeracionismo para os processos de ensino-aprendizagem. Para isso, utilizamos uma pesquisa de caráter qualitativo baseada em revisão bibliográfica e em um estudo de caso sobre uma escola, situada em Belo Horizonte - MG. Os principais autores utilizados nesta pesquisa foram Barbosa (2013); Godoy (1995) e Oliveira (2012). A partir da revisão bibliográfica, pudemos concluir que o sociointeracionismo é uma corrente da psicologia do desenvolvimento e possui como principal referência o estudioso Lev Vygotsky. Essa abordagem de aprendizagem afirma que há uma interação e relação entre o sujeito e sua cultura. Relacionando então o sujeito com seu processo sócio-histórico. O estudo de caso contou com a análise do Projeto Pedagógico da escola e a aplicação de um questionário digital a um de seus professores. Ao analisar o documento conseguimos identificar que a escola de fato tem como uma de suas referências teóricas a perspectiva sociointeracionista, e tem muito a agregar no meio educacional abrindo novos parâmetros da educação. As respostas do professor ao questionário também evidenciaram vários elementos do sociointeracionismo presentes na prática pedagógica cotidiana da escola. O objetivo do sociointeracionismo vai muito além de um processo de aprendizagem; refere-se à formação de um sujeito que aprende a aprender, um ser capaz de conhecer sobre si e sobre o ambiente do qual é parte.27ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSociointeracismoPráticas de EnsinoTeorias da AprendizagemContribuições do sociointeracionismo para o processo de ensino aprendizagem.Monografia