Rauen, Fábio JoséMelo, Guilherme Rossi de2020-07-142020-11-262020-07-142020-11-262020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3262We analyze in this study, from a pragmatic-cognitive perspective, the effects of algebraic, linguistic, and pictorial registers on the order and mobilization of possible and determined linear systems resolution strategies. In achieving this objective, we mobilize the theoretical notions of registers of semiotic representation (DUVAL, 2009, 2011), relevance (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), and goal-conciliation (RAUEN, 2014), and conducted a two-step exploratory experiment. The first step was to propose that first-year high school students choose and solve three problems involving linear systems shown in algebraic, linguistic, and pictorial registers. The second step was to apply a verbal protocol to investigate the order and methods of problem-solving from the students’ perspective. The evidence suggests a predilection for pictorial and linguistic registers, superior—albeit insufficient—performance on these registers and abductive mobilization of less-than-formal strategies with different levels of mathematical knowledge performance including ad hoc creative solutions.Analisamos nesta dissertação, a partir de uma perspectiva pragmático-cognitiva, efeitos dos registros algébrico, linguístico e pictórico na ordem e na mobilização de estratégias de resolução de sistemas lineares possíveis e determinados. Para atingir esse objetivo, mobilizando as noções teóricas de registros de representação semiótica (DUVAL, 2009, 2011), relevância (SPERBER; WILSON, 1986, 1995), e conciliação de metas (RAUEN, 2014), realizamos um experimento de caráter exploratório em duas etapas. A primeira etapa consistiu em propor que estudantes do primeiro ano do Ensino Médio escolhessem e resolvessem três problemas envolvendo sistemas lineares apresentados em registro algébrico, linguístico e pictórico. A segunda etapa consistiu em aplicar um protocolo verbal para investigar a ordem e os métodos de resolução dos problemas conforme a perspectiva dos estudantes. As evidências sugerem predileção pelos registros pictórico e linguístico, desempenho superior nesses registros – ainda que insuficiente – e mobilização abdutiva de estratégias menos que formais com diferentes níveis de desempenho de conhecimentos matemáticos incluindo soluções criativas ad hoc.120 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilPragmática cognitivaConciliação de metasRelevânciaRegistros de representação semióticaSistemas linearesAnálise pragmático-cognitiva de efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médioDissertação