Beche, Rose Clér EstivaleteCampos, Eliane Lopes NoronhaVieira, Margarida Meyre Lins2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292005https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11298O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo, sistematizar as ações realizadas ao longo do percurso do curso de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional, numa abordagem interdisciplinar. Este trajeto se fez através da leitura dos módulos que compõem o curso e das atividades propostas nos Manuais de Prática do Ensino I e II, aqui apresentadas. Para o seu desenvolvimento, optou-se pela parceria em dupla, uma vez que esta estratégia permite interagir in loco, minimizando a lacuna da ausência física do orientador de aprendizagem. O material produzido enfoca a questão das competências necessárias ao mundo do trabalho, assim como as dificuldades quanto à percepção e práticas do "elemento atitudinal". Evidenciou-se que apesar dos princípios e da concepção metodológica, norteadoras da prática, a ação pedagógica privilegia os conhecimentos técnicos, em detrimento dos atitudinais. Esta etapa possibilitou visualizar a jornada que ora se conclui e assim, dimensionar as conquistas traduzidas em novos conhecimentos essenciais ao Formador em Educação Profissional.180 f.pt-BRFormaçãoProfissionalCompetênciasAtitudesInterdisciplinaridadeTrabalho de conclusão de prática II: o desenvolvimento das atitudes no modelo de ensino por competência: na turma do Curso Técnico em AutomobilísticaMonografia