ALMEIDA, Eneida deOLIVEIRA, Antonio Tadeu de Azevedo Laurindo de2024-01-312024-01-312023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41079Neste estudo apresentaremos os levantamentos para a criação da proposta de projeto do Centro de Educação e Cultura Indígena no bairro do Jaraguá. Começamos contextualizando a chega dos indígenas na América do Sul e a instalação de seus povos em território brasileiro. Mostraremos a importância da presença dos indígenas no Brasil, as leis que os defendem e a atual situação dos povos originários nas cidades de Manaus e São Paulo. Na cidade de São Paulo indicamos dois bairros importantes: Parelheiros, zona sul de São Paulo e o nosso principal foco que é o bairro do Jaraguá, localizado na zona noroeste da cidade, ambos mostraremos suas dificuldades e estilos de vida dentro de uma das maiores cidades do mundo. No segundo capítulo iremos indicar os riscos que afetam a existências desses povos, como doenças, desmatamento e a não demarcação de terra. No terceiro capítulo vamos trazer nossas inspirações para a nossa proposta de projeto, utilizando referências de projetos nacionais e internacionais que focam na sustentabilidade e o contato com a natureza. No quarto capítulo apresentaremos a nossa proposta projetual visando fortalecer a cultura e a renda das tribos da região, proporcionando educação, espaços culturais, integração com a sociedade e melhoria das condições de vida.60ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilIndígenasCentro Cultural IndígenaCECICentro de educação e cultura indígena Jaraguá: uma proposta projetualMonografia