GASCON, Maria Rita PoloSILVA, Danielle Amorim Cavalcante daSANTOS, Jorge Kennedy de Oliveira2023-12-192023-12-192023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39099Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios enfrentados por estudantes de baixa renda no Ensino Superior, bem como explorar os preconceitos que permeiam suas experiências acadêmicas. O método usado nesta pesquisa foi de revisão narrativa qualitativa, onde foram selecionados textos com foco nas áreas de Psicologia Social e da Psicologia Crítica, com a intenção de buscar relatos de universitários de camadas populares. O preconceito de classe é um fato e existe em várias esferas sociais, e no Ensino Superior não é diferente. Muitas vezes preconceitos vindos de colegas e professores, isso acaba afetando a trajetória desses estudantes, levando a sofrimento psíquico e sentimentos de não-pertencimento. Conclui-se como é importante profissionais da Psicologia estarem mais estruturados dentro do Ensino Superior, para darem suporte a esses estudantes, assim como é urgente trazerem mais discussões sobre Classe Social para dentro dessas instituições de ensino.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPsicologia CriticaDesigualdade SocialEnsino SuperiorPreconceitoClasse SocialUma ameaça ao privilégio deles: uma revisão narrativa sobre o preconceito de classe no ensino superiorA threat to their privilege: narrative review of class bias in higher educationArtigo Científico