Cisneiros, MarianaRocha GMS, Alzira2022-03-032022-03-032021-12-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21251O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, na comunicação, nos comportamentos repetitivos e por interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é trazer alternativas multidisciplinares para o atendimento odontológico ao paciente com TEA, através de uma revisão de literatura. Para o desempenho e cumprimento desse objetivo citado, os materiais e métodos utilizados foram por meio de revisões de literaturas, com base em sites acadêmicos renomados, como Decs, Scielo, Pubmed e Lilac. Como resultado, foi constatado que o cirurgião-dentista pode fazer uso de recursos psicoterapêuticos, como PECS (Sistema de Comunicação por Figuras), TEACCH (Tratamento e Educação para Crianças Autistas e com Distúrbios Correlacionados à Comunicação), ABA (Análise Aplicada ao Comportamento), bem como de condicionamento, técnicas de gestão comportamental, psicologia e fazer comunicação entre os profissionais, visando uma melhor adaptação do paciente. Pode-se concluir que pacientes com TEA exigem cuidados especiais, logo, uma equipe multidisciplinar, trabalhando em comunicação, precisa de um tratamento diferenciado, e o atendimento odontológico é desempenhado para acolher de forma lúdica, de modo coerente e profissional, atendendo a individualidade de cada paciente.31 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAssistência Odontológica para Pessoas com DeficiênciasAutismoPesquisa InterdisciplinarAtendimento odontológico a pacientes especiais: uma prática multidisciplinar ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).Artigo Científico