Martins, Jamile MendesMuller, Roberta Guimarães2019-05-072020-11-272019-05-072020-11-272017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7731A presente monografia relata um estudo sobre pesquisa de tendências de moda, mais especificamente sobre coolhunting. Nos tempos modernos muito se escuta falar sobre tendência, mas de onde elas vêm? Como elas funcionam? Em um mundo extremamente globalizado, é de suma importância que profissionais da área saibam lidar com as tendências para manterem-se ativos no mercado competitivo. O estudo aprofunda-se investigando os conceitos de tendência e coolhunting, as metodologias utilizadas pelos profissionais da área, as principais agências de pesquisa, qual a importância do entendimento do assunto para a indústria, como surgem e qual a classificação das tendências e o poder dos influenciadores digitais nesse meio. Esse estudo foi realizado para que fosse possível verificar quais principais tendências da década de 1990 são vistas nos dias atuais, verificando assim, a ciclicidade das mesmas. A metodologia usada para a pesquisa foi qualitativa descritiva com observação participante. Em primeiro lugar foi feita uma coleta de informações preliminares por meio de uma análise em locais públicos e em redes sociais, observando as tendências de moda de forma geral. Em seguida, analisou-se os relatos e foi feita uma média sobre as principais tendências vistas e finalmente, uma pesquisa em blogs e plataformas de moda online sobre a origem das mesmas e como são vistas nos dias atuais. Os resultados da análise mostraram que as tendências dos anos 1990 mais vistas atualmente são o estilo grunge, minimalismo, mom jeans, sapatos de plataforma e cores vibrantes.78 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTendênciaCoolhuntingModaCoolhunting: análise da temporalidade circular das tendências e suas releiturasMonografia