Siebert, SilvâniaSiebert, SilvâniaMota, Renata de OliveiraMota, Renata de Oliveira2019-12-172020-11-292019-12-172020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11434The research aims to present factors that explain how marketing developed, addressing digital marketing along with sustainability, exposing the stages of change through bibliographic concepts, and understand the importance of sustainable marketing today. To this end, the work had bibliographical references from renowned authors, such as Philip Kotler (marketing expert), who discusses, through his works, many thoughts and explanations about the marketing trajectory to the present day, and other scholars in the field. That explain the concepts and trajectory of advertising in the world. A case study was also carried out with the Renault company, which is involved in the automotive segment, and has some work related to sustainability, presenting how the company's positioning, ideas and sustainable projects through digital marketing.A pesquisa tem como objetivo apresentar fatores que explicam como se desenvolveu o marketing, abordando ainda, o marketing digital juntamente com a sustentabilidade, expondo as fases de mudanças dele através dos conceitos bibliográficos, e entender a importância do marketing sustentável nos dias atuais. Para isso, o trabalho contou com referências bibliográficas de renomados autores, como Philip Kotler (especialista em marketing), que aborda, por meio de suas obras muitos pensamentos e explicações sobre a trajetória do marketing até os dias atuais, e de outros estudiosos da área do marketing que explicam os conceitos e a trajetória da publicidade e propaganda no mundo. Realizou-se ainda um estudo de caso com a empresa Renault, envolvida no segmento automobilístico, e que dispõe de alguns trabalhos relacionados à sustentabilidade, apresentando como é o posicionamento, ideias e projetos sustentáveis da empresa por meio do marketing digital.19 fpt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketingMarketing digitalSustentabilidadeMercadoA análise da propaganda digital de produto sustentável: Estudo de caso da empresa RenaultArtigo Científico