LOBO, Vanessa , M. B.BALTAZAR, Bianca , P. B.ARAUJO, Helena, S. F.ESTEPHANIN, Juliana, G.TEIXEIRA, Juliana, S.2023-12-082023-12-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37615O acompanhante terapêutico é o especialista que, de forma clínica visa promover a autonomia e interação social, e também uma melhora na organização subjetiva do paciente. O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso e dificuldade social. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como o acompanhante terapêutico beneficia a criança com transtorno do espectro autista (TEA) no âmbito escolar, e como esse acompanhamento pode influenciar em seu aprendizado. Com a utilização da ciência análise do comportamento aplicada (ABA), o Acompanhante Terapêutico (AT) tem uma maior chance de êxito em sua intervenção. Ao longo do trabalho será evidenciado que a terapia ABA atualmente, é o estudo do comportamento que tem melhores resultados no tratamento do autismo. É de suma importância que a criança tenha uma boa interação social desde seu nascimento. Uma das maiores dificuldades da criança portadora de TEA é a socialização, por isso é fundamental que essa criança tenha um acompanhante terapêutico para auxiliá-la na sua inclusão social no ambiente escolar.39ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilAcompanhante terapêutico. Análise do comportamento aplicada. Autismo.Papel do acompanhante terapêutico de crianças com transtorno do espectro autista no ambiente escolar.Artigo Científico