Brandão , IgorMatos, Daiane dos Passos2021-12-192021-12-192021-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20156A dança é parte do processo de construção histórica do ser humano o qual sempre sentiu a necessidade de se comunicar e, para isso antes de dominar a linguagem utilizava-se do próprio corpo para expressar suas emoções, sentimentos e prestar culto a natureza. O desenvolvimento da dança foi tendo influência de cada cultura, em busca de afirmar ou modificar suas tradições/costumes. A dança no âmbito escolar, não está apenas em busca de aptidões motora dos alunos (as), mas também de capacidades imaginativas e criativas, o que a diferencia de outras atividades propostas pela Educação Física, que muitas vezes caracterizam o corpo das crianças como um apanhado de alavancas e articulações do tecnicismo esportivo. Ela é o que mais contribui na construção de realidades diferentes daquelas que vivenciamos cotidianamente proporciona a formação de indivíduos mais sensíveis, críticos, criativos e transformadores. A dança é um campo de aprendizagem privilegiado, porém enquanto objeto de ensino-aprendizagem, tem deixado muito a desejar e, em alguns momentos, devido a vários motivos, tem sido esquecida dentro do ambiente escolar. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar os fatores que limitam os professores de Educação Física inserir a dança no contexto prático na escola. Para isso, esta pesquisa se justifica em explanar os benefícios técnicos, científicos e socias que a pratica da dança na escola promove aos alunos. Sendo que esses juntos contribuem para o desenvolvimento intelectual, aguçando seu senso crítico perante a sociedade, e aumentando as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, postura e socialização. Desta forma, a pesquisa monográfica foi desenvolvida com base em materiais já elaborados, pois nenhuma investigação parte do zero, neste sentido, o pesquisador buscou fontes já existentes, bibliográficas e documentais, a exemplo de livros, artigos e revistas. E como resultados e discussões, chegamos ao entendimento que existe uma teia ramificada na sociedade que dificulta a inserção da dança nas escolas tais como: preconceito familiar e sociocultural decorrente do machismo, ausência de espaço adequado nas escolas, e professores sem capacitação acerca do conteúdo. Portanto, conclui-se que a dança deve ser inserida na escola como conteúdo prático, pois ela propicia vários benéficos aos alunos, para sua inserção sugere adequação do espaço físico escolar, capacitação dos professores e quebrar o preconceito social e familiar.71ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação físicaDançaProfessorEscolaA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: dificuldades e desafiosMonografia