SIMIANO, Luciane PandiniSERAFIM-BRAGA, Joyce G Nunes2024-03-122024-03-122024-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41743A presente pesquisa, vinculada à Linha Relações Históricas e Culturais na Educação, tem por tema a Educação Infantil e a Documentação Pedagógica. Por foco busca analisar o que narram as documentações pedagógicas sobre infância, criança e docência a partir das fontes documentais que compõem o Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica da UNISUL, localizado no Repositório Universitário da Ânima (RUNA). As documentações que compõem o material empírico foram construídas por professoras que atuam na Educação Infantil, junto à rede pública de municípios da região da AMUREL e acadêmicos do Curso de Pedagogia entre os anos de 2019 a 2022. A pesquisa foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, a partir dos pressupostos da pesquisa documental (Lakatos; Marconi, 2001). A investigação parte do estudo de documentos, neste caso as documentações pedagógicas, que serão analisadas com base na técnica de análises de conteúdo (Bardin, 2016). Na análise, apostou-se no diálogo entre diferentes autores, como, por exemplo, Benjamin (1984), Larrosa (2002, 2016), Lisboa (2019), Malaguzzi (1999, 2016), Ostetto (2006, 2010, 2011), Pandini-Simiano (2015), entre outros. Como resultado, destaca-se a importância de observar, registrar, interpretar, narrar, documentar no contexto da Educação Infantil. A documentação pedagógica oferece uma narrativa da experiência educativa desses espaços. No Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica da UNISUL, encontraram-se diferentes formas de documentações, como: livros, vídeos, painéis, documentações tridimensionais, entre outros. Tais materialidades desvelam uma imagem de infância enquanto potência que necessita ser vivida com toda sua intensidade. A criança é narrada como sujeito, protagonista, curiosa, exploradora, que se encanta com elementos da natureza e que é leitora e produtora de histórias. O exercício de uma docência que escuta as crianças possibilitou às professoras refletirem, repensarem suas práticas e planejarem um espaço potencialmente rico em experiência para a criança. No gesto de documentar o professor se constitui como narrador das experiências no contexto educativo. Sendo o Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica um local que acolhe, reúne e preserva as documentações produzidas nas instituições educativas, esse espaço contribui significativamente para a compreensão da história e memória. Tais memórias narram a existência de uma experiência coletiva, que pode ser transmitida às crianças, professores, famílias e comunidade. No presente estudo, docência, documentação pedagógica e o Centros de Pesquisa e Documentação Pedagógica, quando inter-relacionados, podem constribuir para a construção de uma cultura da infância.79ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação Infantil; documentação pedagógica; docência; Centro de Pesquisa e Documentação PedagógicaCENTRO DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO COM NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVACENTER FOR PEDAGOGICAL DOCUMENTATION AND TEACHING IN EARLY EARLY EDUCATION: AN ENCOUNTER WITH NARRATIVES OF THE EDUCATIONAL EXPERIENCEDissertação