KNOERR, Viviane Coelho de SéllosRIBEIRO, Jean2023-12-162023-12-162023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38535O objetivo geral referente a este trabalho é uma análise sobre a inclusão digital, na perspectiva do acesso à internet como algo de estima importância para a sociedade na inclusão do acesso à internet para ambientes escolares para diminuir a desigualdade entre os estudantes no ensino e acesso digital para pesquisas em detrimento a equalizar a formação de pessoas mais qualificadas para vida social e profissional. A pesquisa se baseia na técnica bibliográfica, sendo fonte de pesquisa artigos e livros voltados à área de estudo e em material documental, por meio da legislação vigente e marcos legais e programas governamentais. Expondo as principais características do sistema legislativo e administrativo brasileiro, no contexto legislativo da Constituição Federal e programas de acessibilidade a internet para escolas. Descreve as principais importâncias sobre a inclusão social no Brasil, bem como suas particularidades referentes ao método de implementações do acesso à internet as escolas. Abordando as responsabilidades do Estado em prover o fornecimento da internet as escolas públicas e alunos que não tem acesso a ela. Demonstra por meio de programas governamentais e projetos de leis junto a ementas constitucionais a divergência de sua implementação e importância dada. A conclusão apresenta como inclusão digital e acesso a internet são pautadas e implementadas nas redes públicas de ensino, apurando mediante a sua importância e prática46ptInclusão digitalInternetEstadoDireito a internet como commom: acesso à internet nas escolas e implementação destes meios de salvaguarda dos direitos comunsMonografia