Hubner, Ian CarlosSilva, EmanuelleOrlandeli, FernandaMotta, GustavoHubner, Ian2022-12-152022-12-152022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29283O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno caracterizado por uma série de déficits persistentes, nas habilidades de interações sociais e na comunicação não verbal que podem afetar significativamente em seu desenvolvimento escolar, buscando maneiras com que ele possa se expressar, as suas necessidades, ideias e pensamentos. O objetivo desta pesquisa é discutir as implicações sobre o diagnóstico precoce em crianças com TEA, e qual a sua importância em todo o processo de desenvolvimento escolar. Para tanto foi realizada uma revisão integrativa de literatura com artigos científicos indexados na plataforma da BVS. Entre os 46 resultados utilizados na revisão final, foi observado que, muitos pais notam traços diferentes apresentados por seus filhos logo nos primeiros anos de vida, buscam por acompanhamento desde cedo, aceitam o laudo e uma ajuda profissional, acompanham todo o processo de inserção no ambiente escolar, onde acaba trazendo benefícios tanto para a criança diagnosticada, por conta da convivência social que a escola possibilita, mas também para os que convivem ao seu redor, quebrando velhos preconceitos e paradigmas a respeito do TEA. Concluindo que, em alguns casos é possível diagnosticar a criança no seu primeiro ano de vida, realizando as intervenções necessárias e aumentando as chances de sucesso nas terapias, podendo trazer uma melhor qualidade de vida para o indivíduo e sua família, além de um significativo avanço no seu desenvolvimento escolar.26 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoDiagnóstico PrecoceDesenvolvimento EscolarO papel do diagnóstico precoce de TEA em crianças para o desenvolvimento escolarArtigo Científico