Cardoso, Jorge Alexandre NogaredAmérico, Eduarda Silva Nunes2022-11-102022-11-102021-07-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26305A educação infantil é vista, atualmente, como uma das etapas mais importantes da educação, proporciando o cuidado de crianças desde o pré-escolar até estarem prontas para serem alfabetizadas. Contudo, nem sempre foi assim. Não faz muito tempo que a educação infantil nem mesmo era vista como uma modalidade de ensino, tão pouco era reconhecida a sua importância para o desenvolvimento das crianças, porém a verdade é que auxilia e muito, se levar em consideração todo o processo, que vai desde a educação infantil até os anos iniciais. Assim, o presente estudo tem como objetivo mostrar a contribuição desta parte do ensino para o desenvolvimento dos alunos, identificando como são realizadas as atividades com estes na educação infantil e relacionando-as aos processos de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se para coleta de dados, o procedimento bibliográfico, mediante análise das opiniões de diversos doutrinadores, bem como a aplicação de uma entrevista com uma professora de educação infantil, de uma instituição de ensino localizada na cidade de Imbituba, em Santa Catarina.11 f.ptAtribuição 3.0 BrasilEducação InfantilDesenvolvimentoAprendizagemA contribuição da Educação Infantil institucionalizada no desenvolvimento e na aprendizagem das criançasArtigo Científico