ROECKER, RejaneWIPPEL, Guilherme2024-01-192024-01-192023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40894O objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para a concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais em Florianópolis, a WippHaus Cervejaria Urbana, no bairro Agronômica em Florianópolis – SC. Na fundamentação teórica, foram tratados temas sobre o empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, estratégias de marketing, análise SWOT e etapas do Design Thinking: Persona, Mapa de Empatia e Prototipação. Quanto a metodologia da pesquisa, em relação aos objetivos foi empregada a pesquisa exploratória e em relação a abordagem do problema, foi utilizada a pesquisa qualitativa. A fundamentação teórica foi realizada através de pesquisas bibliográficas. Para fazer a análise dos potenciais clientes, foi aplicada um questionário. Foram definidas a missão, visão e valores da WippHaus Cervejaria Urbana. A missão “é apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outras cervejarias artesanais da região”. A visão é “ser referência na área de cervejarias artesanais, aliando qualidade e tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe” e os valores são “proporcionar momentos de prazer, qualidade, harmonização e satisfação aos nossos clientes”. O posicionamento estratégico foi determinado através da elaboração da Matriz SWOT, onde foram detalhados os fatores internos e externos. As principais forças identificadas são a decoração temática inovadora, o foco nas cervejas artesanais e o atendimento diferenciado ao cliente. Entre as principais ameaças, estão a crescente exigência pelos clientes e a presença de concorrentes consolidados no mercado. As principais oportunidades identificadas são a demanda crescente por cervejas artesanais a poucos concorrentes com bares temáticos. E entre os principais pontos fracos, estão o alto valor dos aluguéis e a marca desconhecida. A utilização do Design Thinking permitiu criar o Persona, que são personagens ficcionais, baseados em comportamentos observados entre consumidores, que auxiliam no processo de design porque direcionam as soluções para o sentido dos usuários, apoiando as tomadas de decisão. Também permitiu criar o Mapa de Empatia, que é um recurso visual e de gestão para conhecer o cliente através de um diagrama por meio de perguntas e tópicos sobre uma persona, como objetivo de obter um nível mais profundo de compreensão de uma persona, apresentando informações do cliente que servem para confirmar quem é o público-alvo. A utilização do Design Thinking propiciou ainda a criação do protótipo, ou seja, a passagem do abstrato para o físico para representar a realidade e propiciar validações. Para definir o plano de ação, foi utilizado o Canvas, que é uma ferramenta visual usada para planejar e descrever modelos de negócios de forma simplificada. O problema proposto neste trabalho foi: Como aplicar o Design Thinking na concepção de um negócio no segmento de bares temáticos, focado em cervejas artesanais? O autor considera que o problema foi resolvido, pois conseguiu aplicar as etapas do Design Thinking e criar o plano estratégico e iniciar o empreendimento proposto. Além disso, as perspectivas de crescimento no nicho de bares e cervejas artesanais é promissora, de forma que a implantação do negócio é recomendada. Sendo assim, comprovou-se a possibilidade de sucesso para a WippHaus Cervejaria Urbana.76ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilempreendedorismodesign thinkingbar temáticoEmpreendedorismo: design thinking na concepção de um novo negócioRelatório de estágio