Castiñeira, Maria InésLiell, Fernando Pilonetto2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292016https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11150Com o crescente uso das tecnologias digitais pela sociedade, faz se necessário o estudo e pesquisa sobre a área de inclusão digital. Nesse contexto destacam-se a Cibercultura e o Ciberespaço como criação do mundo digital: a internet. Projetos de inclusão digital contribuem para entender estes conceitos e efetivar a inclusão dos jovens nas tecnologias digitais. Este trabalho traz a metodologia da pesquisa ação realizada através de oficinas para aplicação da pesquisa e geração de conhecimento por parte dos participantes. É demonstrado, através da revisão da literatura, como a internet pode contribuir com a qualidade de vida das pessoas, nessa revisão também foram apresentados alguns projetos de inclusão digital no Brasil e Florianópolis. A intervenção foi realizada em uma instituição pública, de ensino fundamental e médio, situada em Florianópolis, no norte da ilha. Durante mais de seis meses foram realizadas 15 oficinas, abertas para os jovens e crianças da escola e da comunidade externa. As atividades contaram com mais de 80 participantes, com idades entre 8 e 15 anos. O relato descreve as experiências e dados que puderam ser extraidos das atividades, além das observações da realidade em que ocorreu o estudo de caso. Conclui-se que o ensino das tecnologias digitais se faz necessário para a plena inclusão digital do cidadão. O jovem naturalmente é atraído pelas possibilidades de jogos e acesso às redes sociais, mas não basta apenas ter o acesso a internet. É necessário apresentar ao cidadão outras ferramentas, e as possibilidades que todas elas oferecem, para contribuir na sua formação e no exercício dos seus direitos, dessa forma, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.74 f.pt-BRInclusão digitalCiberculturaCiberespaçoFlorianópolisOficinaInternetProjetoInclusão digitalMonografia