Lara Acco, LucianePereira Domingos, Alex2022-07-192022-07-192022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25063Introdução: a palavra motivar significa apresentar razões para executar ou não determinadas ações, dessa forma, entende-se que que a motivação é a responsável por os alunos ter uma melhor participação nas aulas de educação física e o professor tem um papel importante neste processo. Objetivo: identificar componentes referentes a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física do ensino médio. Método: estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para a obtenção dos dados foi aplicada a pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte a base de dados Google Acadêmico e para análise de dados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. Resultados: A partir dos resultados apresentados e discutidos neste estudo, verifica-se que os objetivos foram alcançados. Uma vez que foi analisado os perfis motivacionais de alunos do ensino médio, constatou-se a satisfação, importância e utilidade que os alunos dão à disciplina de Educação Física, assim como, foi possível analisar a relação dos perfis com a variável sexo e com o número de horas de prática de esporte e atividade física no tempo livre. Conclusão: infere-se que o professor é o grande responsável por promover uma didática ativa e dinâmica, atraindo os alunos para a aula de educação física, que é essencial para a promoção da saúde e bons hábitos, guardando reflexos no futuro de cada aluno.20 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilMotivaçãoEducação FísicaEnsino MédioA Motivação na Aulas de Educação Física no Ensino MédioMotivation in Physical Education Classes in High SchoolArtigo Científico