Amorim, Maria Izabel deFigueredo, Gabriele Simião de2020-12-182021-08-042020-12-182021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16688A vulnerabilidade social ocupa um grande espaço na sociedade. É possível identificá-la em desvantagens, tanto econômicas como sociais, necessidades não atendidas, insegurança e a incapacidade para lidar com as situações. O presente artigo teve como objetivo identificar como a musicoterapia pode servir como estratégia de autorreflexão para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e abordagem qualitativa, na qual foram utilizados artigos de campo e relatos de experiência. A análise de literatura foi desenvolvida nas bases de dados SCIELO e Google Acadêmico. Foram localizados apenas três artigos nas referidas bases, publicados nos últimos dez anos, que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados mostram que a musicoterapia pode ser uma importante e benéfica aliada para atender adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, compreendendo que a mesma tem como objetivo desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que se possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMusicoterapiaAdolescentesVulnerabilidade SocialMusicoterapia: uma estratégia de autorreflexão na vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade socialMusic Therapy: a strategy of self-reflection in the life of adolescents in a social vulnerability situationArtigo Científico