De Lima, Mauricio AndradeCoelho, Otavio2019-12-122020-11-292019-12-122020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8702O objetivo desta pesquisa foi de analisar qual o papel do forfaiting como ferramenta de apoio a vantagem competitiva as empresas que atuam no comercio internacional. Para se alcançar este objetivo a abordagem do problema foi qualitativo, como objetivo de pesquisa trata-se de pesquisa descritiva, como estratégia de pesquisa foi bibliográfica e a coleta de dados foi realizada por documentação e observação não participante. Como resultado verificou-se que, o forfaiting é uma ferramenta de apoio as empresas a se financiar nos mercados internacionais tornando-se mais competitiva, uma vez que, realizada a operação de forfaiting, os custos da transação tendem a ser menores por pagar à vista seus fornecedores internacionais e com ele, usufruir de descontos. Como conclusão, o estudo sugere que que as cessões de crédito constituem a principal fonte de recursos de terceiros para as financeiras que não pertencem a grandes conglomerados bancários e que, as operações de forfaiting, tornam o comércio internacional mais dinâmico, como também tende a mitigar inúmeras situações existentes em mercados emergentes e por fim, trazendo benefícios competitivos as organizações que o utilizam.31 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilForfaitingVantagem competitivaComércio internacionalFinanciamentoO forfaiting como ferramenta de apoio à vantagem competitiva as empresas que atuam no comércio internacionalArtigo Científico