Cardoso, Jorge Alexandre NogaredVosgerau, Dilmeire Sant´Anna Ramos2020-11-272020-11-292020-11-272020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10069O desenvolvimento de processo metacognitivos na educação básica tem sido considerado um dos elementos chaves para o sucesso acadêmico. O objetivo deste estudo de revisão sistemática, foi Mapear estratégias propostas pelas pesquisas que possam ser utilizadas pelos professores do ensino fundamental para auxiliar o desenvolvimento de processos metacognitivos de seus alunos. Foram localizados e analisados 26 artigos na base de dados Scielo.org. Entre os principais resultados descata-se a necessidade da utilização de estratégias intencionais para o desenvolvimento metacognitivo e a formação do professor para trabalhar com o constructo metacognição.31pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilMetacogniçãoFormação de ProfessoresEstratégias. Ensino FundamentalEstratégias para o desenvolvimento dos processos metacognitivos no ensino fundamental: uma metassíntese qualitativaArtigo Científico