Camargo, Carlos Eduardo Ramos deEtchepare, Julia Tasca2017-10-232020-12-092017-10-232020-12-092011https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12762Desde o nascimento, o bebê tem seus reflexos no meio liquido por relembrar sua existência durante a gestação. A natação é descrita como uma das melhores atividades físicas capazes de realizar um bom desenvolvimento motor e psicomotor da criança. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos professores da grande Florianópolis sobre a utilização de bóias em crianças na fase de adaptação ao meio liquido. Os participantes deste estudo foram 10 professores de natação atuantes no processo ensino-aprendizagem de crianças. O instrumento utilizado foi um questionário criado e validado para o proposto estudo, através dos resultados desta pesquisa observou-se que a maioria dos profissionais são experientes, trabalham a mais de dez anos nas instituições da Grande Florianópolis, e não utilizam bóias em suas aulas de natação. Os profissionais usam em suas atividades de ensino outros materiais, tais como as plataformas de redução de profundidade, como material de segurança e locomoção, facilitando a adaptação ao meio liquido. Na percepção dos professores entrevistados, as bóias causam alguns vícios; como insegurança, dificuldade de mergulhar; movimentos dos membros superiores e inferiores descoordenados; falta de autoconfiança e principalmente a péssima flutuabilidade, que segundo os professores são levados para as fases seguintes do aprendizado. Quanto às vantagens e desvantagens com relação à utilização de bóias, a grande maioria observou como desvantajoso o uso das mesmas, sendo que a única vantagem relatada pelos professores e alguns indecisos sobre a sua utilização, seria que a bóia traz segurança tanto ao aluno como ao professor.82 f.pt-BRNataçãoEnsinoCrianças e bóiasPercepção dos professores de natação da grande Florianópolis sobre a utilização de boias em crianças na fase de adaptação ao meio líquidoMonografia