Siqueira , Rosanido Carmo, Chayane Carolina de JesusMoura, Iasmim Mayara Caetanodos Santos, Luamara FabrinoFaleiro, Yara Dias2021-08-022021-08-022021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15076Atualmente, percebemos o quanto práticas racistas e discriminatórias estão presentes no ambiente escolar. Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais são as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil, que possam estimular as relações étnico-raciais, visando à promoção da igualdade racial, além de apresentar recursos e metodologias que são importantes para a construção de um ambiente igualitário. O método utilizado para a realização desta pesquisa foi a leitura de diferentes artigos, autores e leis que tratam do tema apresentado. Se fez notória no decorrer da pesquisa a importância do professor na formação da cidadania nas crianças da educação infantil, por meio de práticas pedagógicas que promovam o respeito ao multiculturalismo.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRacismoIgualdade RacialPráticas pedagógicasPapel do professorRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: as práticas promotoras de igualdade racial desenvolvidas na educação infantil.Monografia