Andrade, LucasSilva, CarolinaAndrade, Mariane2021-12-172021-12-172021-10-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19808O presente estudo se propõe a analisar as mudanças no mercado de consumo virtual. Inicialmente, pretende-se compreender a proteção da privacidade como um direito pessoal e fundamental, e, por consequência, abordar a proteção de dados, por ser estes pessoais e sensíveis. Em seguida, pretende-se analisar demandas concretas levadas ao Poder Judiciário, referente ao vazamento de dados. Ressaltar a importância da aplicação conjunta entre o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Proteção de Dados, além do compilado de leis voltadas para defesa do cidadão em ambiente virtual, como a Lei do Cadastro Positivo e o Marco Civil da Internet, visando a proteção do consumidor e de seus dados. Por conseguinte, refletir acerca da posição de vulnerabilidade do consumidor quanto a falta de conhecimento da norma e os impactos gerados no poder de autodeterminação na relação de consumo virtual. A pesquisa foi realizada pelo meio hipotético dedutivo, valendo-se de análise de dados e compilação doutrinária para verificar o conhecimento dos consumidores acerca da proteção de dados e julgados.20 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPrivacidadeProteçãoDadosMercadoVirtualLimitaçãoJurídicaOs impactos causados pelo uso indevido de dados pelos fornecedores e a proteção ao consumidorThe impacts caused by the misuse of data by suppliers and consumer protectionArtigo Científico